sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tecnicas e temperos Parte I

Muitos solteiros não tem muita noção sobre cozinha, e primeiro demoram e queimam ou fazem algo no qual desanda sua comida, por muito tempo ate aprender, antes de aprenderem vivem de fast food.
Fast food é uma decilia pra se comer vez ou outra, mas comer sempre faz o organismo absorver niveis muito perigosos de sal (sódio), gorduras, açucares; e poucas fibras, vitamias e proteinas. Fazendo assim o corpo pelo sal absorver mais agua causando a pressão alta, as gorduras e açucares causando a obesidade.
Comer em casa reprezenta a economia de 60% do valor que se gasta num fast food tendo maior qualidade e saude.
Comida caseira pode ser tambem medicinal, sabendo usar temperos, condimentos e quantidade dos ingredientes; alem do preparo e seleção do alimento em si.
"SOMOS O QUE COMEMOS!"

A primeira coisa que alguem deve fazer a quem não esta familiarizado com a cozinha é conhecer o fogão, pois a temperatura de cozimento é muito importante. Por isso a intensidade da chama é variavel, a velocidade do cozimento tambem influencia no sabor da comida.
Ate agora todas as receitas o padrão do fogo usado foi alto.
A temperatura do óleo, e o tipo de óleo são fundamentais; porque em certa temperatura ele de oleo inofencivo e benéfico em muitos casos se torna gordura trans e vira o vilão.
O azeite é o óleo que uma temperatura de entorno de 100 a 150°C se torna gordura trans, logo depois o oleo de soja que é em torno de 170 a 250°C, o oleo de girasol em torno de 200 a 270°C e por final o oleo de calendula que fica em torno de 300 a 370°C.

Temperos mais populares, são muito mais antigo do que se pensa, hoje colocamos os temperos para mas na antiguidades quando não existia a geladeira eram extremamente importantes pois conservavam e ate hoje ajudam a conservar o alimento; entre eles estão o sal, a pimenta, o alho e a cebola, cada um desses tem uma propriedade bactericida, fungicida e antibiótica nas quais a cozinha moderna incorporou para o uso benéfico do corpo.
Vamos fazer um tempero tradicional usado por 95% das donas de casa do Brasil, a cebola batida com alho.
Será preciso:

1 cebola media.
6 a 8 dentes de alho.
3 colheres de sopa de oleo (preferencia calendula)

Descasque e pique a cebola, descasque os dentes de alho junte num liquidificador ou use um mixer, enquanto bate você coloque o oleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário