quinta-feira, 5 de maio de 2011

Fazendo Feijão

Companheiros de cozinha, voltei me desculpem a demora mas, ninguem vai se ver livre de minha pessoa e das minhas receitas tão facil assim!
Vamos fazer um dos componentes da mesa do brasileiro, o feijão.
Já aprendemos a fazer arroz, então qualquer prato de carater nacional pois deste post poderá ser feito. Vamos utilizar muitas partes dos posts daqui.
Vamos usar:

Feijão

Tempero que foi dado no post: Tecnicas e temperos parte 1

Um opicional tambem muito usado são carnes que serão cozidas junto com o feijão, como:
Carne seca, linguiça calabreza defumada, bacon e outros tipos de carnes.

Antes do preparo você deve saber comprar o feijão, o preparo não se difere entre as variedades mas...
Uma feijão mais "velho" (colhido e estocado a maior tempo) a variedade mais facil e tambem comum é o feijão carioquinha.
Você deve observar se o feijão estar mais claro, pois estando mais claro vai demorar menor tempo para cozinhar do que o escuro.

Modo de fazer:

Escolha o feijão, depois lave-o em água corrente.
Coloque, numa vasilia com agua morna e deixe de molho por no minimo 3 horas, o ideal é deixar de um dia para outro (24 horas de molho) detalhes que são importantes a vasilia tampada e na temperatura ambiente, o nivel da agua deve ser uns dois dedos* acima da quantidade de feijão.
Pegue uma panela de pressão (no proximo Tecnicas e temperos vou dar mais detalhes sobre a panela de pressão) e coloque o feijão com a agua e tudo.
Ligue o fogo para começar o cozimento, mas não feche a panela, em outra panela você vai colocar a quantidade desejada de tempero "alho batido" e oleo; refogue ate o tempero começar a dourar, depois despeje na panela de pressão junto o feijão.
Se prefere com mais caldo adicione um pouco mais de agua e tampe; nesse momento se você quizer colocar a carne.
Deixe cozinhado por em média 30 a 40 minutos em fogo medio.
Tome cuidado para tirar a pressão da panela pois pode ocorrer acidentes nesse instante, espere a pressão sair toda para abrir a panela.


* dedo é uma medida não exata e relativa muito comum e causal com relação ao proprio dedo.


Agradecimento

Agradeço a minha mãe por ter me ensinado a fazer essa receita pois feijão de mãe é sempre o segundo melhor do mundo, pois o primeiro é sempre o da vó!
Mas é sempre uma delicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário