quinta-feira, 5 de maio de 2011

Tecnicas e temperos Parte II

No primeiro dessa serie toda, devemos lembrar que falamos sobre óleo, temperatura de cozimento e fizemos uma tempero.
Pois agora vamos falar sobre o equipamento do cozinheiro, seja a panela, facas e acessórios em geral. Tambem falaremos sobre temperos, como e onde usar alguns.

As panelas são um dos principais e indispensáveis artefatos que se deve ter na cozinha, devem sempre manter elas limpas, seu material varia desde a pedra e barro ate materais como ferro, cobre, aluminio e aço inox.
Mas no que difere tudo isso?
Simples conservação da temperatura e velocidade de aquecimento, uma panela de cobre aquece e resfria muito mais rapido que uma panela de pedra ou barro. Alterando o gosto da comida pois existem condimentos que aderem a comida a uma temperatura mediana por mais tempo de exposição, liberando na comida suas propriadades medicinais tambem alem de conservar a comida por mais tempo fresca.
Sim muitos condimentos causam beneficios ao organismo, farei uma lista dos condimentos e seus beneficios e postarei em breve.
A panela de pressão que foi sitada no post anterior, requer maior atenção e maior cuidado:

Sempre verificar desde o momento da compra é; notar a presença de uma valvula de escape caso a valvula principal apresente problemas.

Observar o "pirulito" por onde sai a pressão esta sempre em perfeito funcionamento.

Estar atento a borracha de vedação da tampa.

Tendo todos esses cuidados antes da utilização você não terá problemas.
Cuidados ao final do cozimento são basicos tambem:

Só abrir a tapa depois do termino da pressão e não colocar em agua corrente a panela pois mesmo apos o resfriamento a agua que fica na tampa pode estar quente e com a liberação do valor pode causar queimaduras.
As facas são variadas desde uma faca para descascar, sendo esta mais fina, leve e precisa, ate um cutelo onde esta faca tem maior tamanho, peso e menor precisão porem maior força de impacto.
o modo de se usar uma faca varia de pais e cultura assim como seu formato e lamina. Deve se manter atento ao manejo da faca pois acidentes com esta podem machucar muito.

Combinar temperos sempre foi uma caracteristica de cozinheiros, que dai originou temperos que usamos, como o molho de pimenta ou  a pimenta em conserva.
A pimenta possuie uma caracteristica marcante que é sua ardencia, devido ao acido que sua semente tem.

Para fazer uma conserva de pimenta você vai usar:

1 pote de vidro para conservas
20 a 30 gramas de pimenta dedo de moça.
Vinagre
Azeite
Cachaça

Vamos cortar e tirar as sementes de dentro das pimentas, depois colocamos os pedaços sem as sementes dentro do pote e colocamos a cachaça, essa mistura deve ficar em descanço por uma semana na qual parte da acidez irá sair.
Passada uma semana jogue a cachaça fora e coloque o azeite e o vinagre. Você pode colocar tambem alho e cebola ou ervas para acrescer o sabor. Deixe por mais uma semana em descanço antes de usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário